Quando começam a cair os dentes de leite?
- marciaritzmann
- 11 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Os dentes de leite começam a cair por volta dos seis anos e seguem a mesma ordem do nascimento, isto é, os que nasceram primeiro, caem primeiro. Naturalmente podem acontecer variações e essas estão, na maioria das vezes, associadas a pequenos traumas (batidas) que são muito comuns nas crianças. Mas, e se o dente permanente começar a crescer antes do dente de leite “cair”? Isso é muito comum, principalmente nos dentes inferiores da frente. A causa é o desvio do crescimento do dente permanente, pois sua pressão na raiz do dente de leite é o responsável pelo seu amolecimento. E o que fazer? O ideal é consultar um(a) odontopediatra. Esse especialista vai saber como conduzir da melhor forma a consulta, explicando para os pais e para a criança tudo o que desejam saber bem como executar os procedimentos necessários de uma forma eficiente e segura. Muitas vezes é o primeiro dente que a criança perde, o que gera ansiedade tanto para a criança quanto para os pais. São diversas perguntas: o dente vai ficar torto? Se não tirar logo ele vai ficar duro novamente? Isso vai acontecer com todos os dentes? Adianto aqui algumas respostas: assim que o dente cai e fica uma “janelinha”, cria um espaço para o qual o dente se movimenta naturalmente. O dente permanente vai se acomodar no espaço que existir. Lembre que a criança está em crescimento, ou seja o rosto ainda vai crescer, porém o dente já tem a largura definitiva.
Pode ser que o dente que estava mole comece a ficar firme novamente. Essa é uma situação passageira e acontece porque o dente que está crescendo encostou no dente de leite, dando a impressão de que ele está firme novamente. A partir dessa “encostada” a raiz terá mais um estímulo de reabsorção e o dente de leite vai ficar mole de novo. Esse processo pode acontecer muitas vezes até a queda definitiva.
E será que isso vai acontecer com outros dentes? É possível que sim, mas principalmente com os quatro dentes inferiores. É importante que a criança entenda o amolecimento e queda dos dentes como uma coisa natural, sem receios, e assim possa mexer nos dentes “moles” e deixá-los cair espontaneamente.
Ficou com dúvidas? Tem alguma questão? Não hesite em entrar em contato.
Commentaires